18 de mai. de 2011

Reflexão via quadrinhos - Parte 2

William B. Waterson II, mais conhecido como Bill Watterson, nasceu em 1958, em Washington e se formou em ciências políticas, pela Kenyon College, em 1980, ano em que começou a trabalhar como chargista.

Em 1985 lançou as personagens Calvin e Haroldo (Calvin & Hobbes) e, de forma meteórica, ganhou fama pelo mundo, a ponto de vender mais de um milhão de cópias no primeiro ano de lançamento do livro.




Calvin é um menino de 6 anos que não pára de aprontar, seja com os pais, vizinha, professora, amiga de escola e até com seu tigre de pelúcia. São atitudes inusitadas, questionamentos inapropriados para determinadas situações e algumas colocações que nem um adulto faria. Suas respostas e reações são sempre inesperadas, infantis e cômicas.

Já Haroldo é o tigre de pelúcia de Calvin, que tenta colocá-lo na linha, utilizando-se da posição de seu melhor amigo, e por meio de sua consciência sobre o que é certo e errado e de seu bom senso. Mas, muitas vezes, acaba sendo "vítima" do próprio dono.

Por meio destas personagens, o chargista buscou fazer reflexões sobre a humanidade, sobre o planeta, sobre a hipocrisia e estupidez humana, ao mesmo tempo que possibilitou que nos reconhecêssemos em alguns momentos e observassemos como somos todos iguais, com os mesmos sonhos, medos e desejos.

Através de muito humor, o autor nos faz revelações que temos medo de enxergar no espelho. E, quando nos pegamos rindo após a leitura de uma tirinha, estamos rindo de nós mesmo.

Nós somos o próprio Calvin.  








Infelizmente, Bill Waterson parou de desenhar as tiras em 1996. Mas, deixou uma coleção de livros contendo as inteligentíssimas tirinhas, para que pudessemos ter, com maior facilidade, esta bela obra ao alcance de nossas mãos.

Para mim, colecionadora dos livros deste chargista, um dos melhores quadrinhos já publicados.





















Renda-se a esta dupla dinâmica: Calvin e Haroldo. Diversão inteligente e bem-humorada garantida.