22 de mai. de 2011

Questionamentos lançados

Um dia acordei com fome literária.

Passo os olhos pelas minhas estantes.

Não encontro nada que me alimente.

Vou à livraria.

Olho.

Procuro.

Nada me desperta a curiosidade.

Até que dou de encontro com um dos meus "pensadores" favoritos: Mario Sergio Cortella.

Filósofo que me foi apresentado na minha querida época de PUC.

Lindas lembranças, lindas frases que ficaram marcadas em uma palestra assistida.

Agora, em tempos de vida real, longe do meio acadêmico, resta-me continuar deliciar-me com suas palavras, via suas obras.

Seus livros.

Livros que sempre me ensinaram algo que mudou minha forma de observar o próximo e "viver a vida".

Naquele dia em questão, me deparei com um recente livro de Cortella: Qual é a tua obra?

O mesmo pulou em minhas mãos e saltou aos meus olhos.

Pronto. A curiosidade se instalou em meus pensamentos.

E lá ia eu, com sacolinha nas mãos e um novo livro a ser devorado.

No mesmo dia iniciei a leitura e dois dias depois já tinha acabado de aprender, via páginas de conteúdo ímpar, com Mario Sergio Cortella.

Idéias lançadas.

Conceitos repassados.

Experiências divididas.

Aprendizado em cada linha e, principalmente, nas sublinhas.

O título nos provoca, nos incentiva a pensar sobre nossa vida e nosso posicionamento e comportamento perante a mesma, seja no âmbito pessoal, como no profissional.

Seu conteúdo, nos ensina a sermos pessoas melhores, a saber separar o que queremos para nossa vida e nos mostra que nossa obra é muito maior que qualquer atividade que exerçamos.

Inquietações são lançadas.

Frases, pensamentos do prórpio autor, como de outros estudiosos, filósofos, escritores, entre outros, são compartilhados e nos fazem refletir sobre o nosso comportamento e sobre o nosso posicionamento perante a vida.

"Qual é a tua obra?", nos questiona em todos os capítulos sobre o que queremos para nós mesmos. O que é importante e o que é essencial para a nossa existência.

Os questionamentos colocados muitas vezes assustam. Mas, ao fechar este livro você refletirá sobre sua existência, sobre o que você quer dela, sobre o que realmente importa.

Como toda a obra de Mario Sergio Cortella, recomendo!


===========================

Qual é a tua obra? - Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética  - de Mario Sergio Cortella, Editora Vozes.